FooFighters 8290 posts 15/02/2016 FooFighters 8290 posts 02/10/2021, 19:13 02/10/2021, 19:13 Já tem vários dias, semanas e até meses que se cogita que haverá um apagão no BR. O que vocês acham? Vai ter mesmo? Se sim, alguém já está pensando em como mitigar possíveis problemas com racionamento de energia/blackouts?
4718 31233 posts 11/08/2017 4718 31233 posts 02/10/2021, 19:18 02/10/2021, 19:18 Se 1 único quilo de carne ou linguiça apodrecer por falta de refrigeração adequada, eu processo a Enel!!!!
Piccolo_san 65850 posts 30/04/2012 Piccolo_san 65850 posts 02/10/2021, 19:48 02/10/2021, 19:48 Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Mucamo isso Post-Rock in the streets, Math Rock in the sheets.
FooFighters 8290 posts 15/02/2016 FooFighters 8290 posts 02/10/2021, 20:05 02/10/2021, 20:05 Piccolo_san escreveu: ↑Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Não estou tão certo disso, pois mesmo que fazer um racionamento seja o correto, pode ser que governo acabe segurando tarifa e/ou evitando um racionamento, visando as eleições do ano que vem. E aí, eventualmente, podemos chegar em um nível tão complicado de rolar blackout. Vimos decisões irracionais na pandemia...pq isso não aconteceria com o sistema elétrico também?
V-Brake Moderador 36065 posts 15/02/2012 V-Brake 36065 posts 02/10/2021, 20:39 02/10/2021, 20:39 FooFighters escreveu: ↑ Já tem vários dias, semanas e até meses que se cogita que haverá um apagão no BR. O que vocês acham? Vai ter mesmo? Se sim, alguém já está pensando em como mitigar possíveis problemas com racionamento de energia/blackouts? Acho que apagão mesmo q nem 2001 não. Aliás, semanas atrás inauguraram a segunda maior termelétrica do país aqui pertinho, no porto do Açu, e estão construindo a 2a usina no mesmo lugar. A 1a tem energia suficiente pra 6 milhões de residências. https://agenciabrasil.ebc.com.br/econom ... rto-do-acu E sobre mitigação, dia desses fui procurar o preço de baterias, pq eu já tenho placas solares em casa, e fiquei curioso em saber o qto eu precisaria pra aguentar 1 dia que fosse sem energia. Mas não manjo nada, vou pedir orçamento pra empresa q instalou as placas . Mas imagino q seja uns 10k um sistema simples (sem considerar o preço das placas).
FooFighters 8290 posts 15/02/2016 FooFighters 8290 posts 02/10/2021, 20:44 02/10/2021, 20:44 V-Brake escreveu: ↑FooFighters escreveu: ↑ Já tem vários dias, semanas e até meses que se cogita que haverá um apagão no BR. O que vocês acham? Vai ter mesmo? Se sim, alguém já está pensando em como mitigar possíveis problemas com racionamento de energia/blackouts? Acho que apagão mesmo q nem 2001 não. Aliás, semanas atrás inauguraram a segunda maior termelétrica do país aqui pertinho, no porto do Açu, e estão construindo a 2a usina no mesmo lugar. A 1a tem energia suficiente pra 6 milhões de residências. https://agenciabrasil.ebc.com.br/econom ... rto-do-acu E sobre mitigação, dia desses fui procurar o preço de baterias, pq eu já tenho placas solares em casa, e fiquei curioso em saber o qto eu precisaria pra aguentar 1 dia que fosse sem energia. Mas não manjo nada, vou pedir orçamento pra empresa q instalou as placas . Mas imagino q seja uns 10k um sistema simples (sem considerar o preço das placas). To pensando em energia solar também. Quantas placas você tem hoje? Quanto gastou pra instalar? É on-grid né? Tava fazendo umas contas, o payback tá entre 3-4 anos e talvez diminua ainda mais por causa dos aumentos de tarifas que vão vir
V-Brake Moderador 36065 posts 15/02/2012 V-Brake 36065 posts 02/10/2021, 20:50 02/10/2021, 20:50 FooFighters escreveu: ↑ V-Brake escreveu: ↑FooFighters escreveu: ↑ Já tem vários dias, semanas e até meses que se cogita que haverá um apagão no BR. O que vocês acham? Vai ter mesmo? Se sim, alguém já está pensando em como mitigar possíveis problemas com racionamento de energia/blackouts? Acho que apagão mesmo q nem 2001 não. Aliás, semanas atrás inauguraram a segunda maior termelétrica do país aqui pertinho, no porto do Açu, e estão construindo a 2a usina no mesmo lugar. A 1a tem energia suficiente pra 6 milhões de residências. https://agenciabrasil.ebc.com.br/econom ... rto-do-acu E sobre mitigação, dia desses fui procurar o preço de baterias, pq eu já tenho placas solares em casa, e fiquei curioso em saber o qto eu precisaria pra aguentar 1 dia que fosse sem energia. Mas não manjo nada, vou pedir orçamento pra empresa q instalou as placas . Mas imagino q seja uns 10k um sistema simples (sem considerar o preço das placas). To pensando em energia solar também. Quantas placas você tem hoje? Quanto gastou pra instalar? É on-grid né? Tava fazendo umas contas, o payback tá entre 3-4 anos e talvez diminua ainda mais por causa dos aumentos de tarifas que vão vir Foi meu pai q instalou, ele pagou uns 15k (deu sorte pq conseguiu comprar com o dólar a uns ~4). Eu não sei qtas placas são, eu só sei q a capacidade instalada é de ~520-530 kwh (os projetos geralmente são orçados por capacidade de geração). Sim, é on-grid. Conta de luz q era 300 pra cima (e no verão subia pro infinito lol) agora ñ passa de 100. Se somar a mensalidade + a conta de luz atual, dá quase a mesma coisa q ele pagava antes, sendo q em breve ele termina de pagar. Vale a pena demais. FooFighters isso
Piccolo_san 65850 posts 30/04/2012 Piccolo_san 65850 posts 02/10/2021, 20:51 02/10/2021, 20:51 FooFighters escreveu: ↑ Piccolo_san escreveu: ↑Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Não estou tão certo disso, pois mesmo que fazer um racionamento seja o correto, pode ser que governo acabe segurando tarifa e/ou evitando um racionamento, visando as eleições do ano que vem. E aí, eventualmente, podemos chegar em um nível tão complicado de rolar blackout. Vimos decisões irracionais na pandemia...pq isso não aconteceria com o sistema elétrico também? Com o tanto de alternativas de produção energética que temos é MUITO difícil isso acontecer. Sério. Teve uma época aqui em SP que os reservatórios estavam literalmente secos e o Alckmin fez aquela obra para tirar água do rio que passa pelo Rio de Janeiro e Minas. Foi uma época bem pior que estamos passando hoje, com racionamento e não chegou a ter blackout. Os governadores não vão deixar isso acontecer. Post-Rock in the streets, Math Rock in the sheets.
FooFighters 8290 posts 15/02/2016 FooFighters 8290 posts 02/10/2021, 21:18 02/10/2021, 21:18 Piccolo_san escreveu: ↑FooFighters escreveu: ↑ Piccolo_san escreveu: ↑Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Não estou tão certo disso, pois mesmo que fazer um racionamento seja o correto, pode ser que governo acabe segurando tarifa e/ou evitando um racionamento, visando as eleições do ano que vem. E aí, eventualmente, podemos chegar em um nível tão complicado de rolar blackout. Vimos decisões irracionais na pandemia...pq isso não aconteceria com o sistema elétrico também? Com o tanto de alternativas de produção energética que temos é MUITO difícil isso acontecer. Sério. Teve uma época aqui em SP que os reservatórios estavam literalmente secos e o Alckmin fez aquela obra para tirar água do rio que passa pelo Rio de Janeiro e Minas. Foi uma época bem pior que estamos passando hoje, com racionamento e não chegou a ter blackout. Os governadores não vão deixar isso acontecer. Sim, tem aquelas paradas de volume morto também, que talvez dê pra fazer algo. Mas tem certas obras que não dá pra fazer em última hora, então, eles vão ter que jogar pras termoelétricas e/ou importar energia.
Mortal Kombat 26606 posts 15/02/2012 Mortal Kombat 26606 posts 02/10/2021, 21:38 02/10/2021, 21:38 Esse ano não, ano que vem dependendo do que acontecer em termos de chuva no verão é bem possível. @V-Brake não vale a pena botar bateria ainda, é bem caro fazer isso e só compensaria se tu chutasse de vez a concessionária de energia.
Paum cum Çalãmi 9902 posts 15/02/2012 Paum cum Çalãmi 9902 posts 02/10/2021, 21:39 02/10/2021, 21:39 Piccolo_san escreveu: ↑ Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Análise equivocada, parceiro. Primeiro, em todo o momento de fornecimento de energia, o sistema elétrico precisa ter oferta suficiente para atender a demanda. Se houver um pico de demanda de energia em alguma hora específica do dia e não houver usina suficiente para atendê-la , ocorre o blecaute. Hoje, as usinas hidrelétricas do Sul e Sudeste estão operando com a capacidade mínima e não existe oferta instalada em usinas termoelétricas para substituí-las. Segundo, mesmo que chova o esperado este ano, o problema só seria postergado. As usinas hidrelétricas no Sul e Sudeste começariam o ano que vem com um nível menor do que começaram este ano. Terceiro, meteorologistas acreditam que estamos em La Niña, isso implicaria em um nível de chuvas menor que o esperado na região Sul e Sudeste. FooFighters isso paulo henrique ganso Paum cum Çalãmi escreveu: Blue Dragon escreveu: Farofas escreveu: El Loco Henrique escreveu: LeOo escreveu: O melhor usuário do fórum
V-Brake Moderador 36065 posts 15/02/2012 V-Brake 36065 posts 02/10/2021, 21:50 02/10/2021, 21:50 Mortal Kombat escreveu: ↑ Esse ano não, ano que vem dependendo do que acontecer em termos de chuva no verão é bem possível. @V-Brake não vale a pena botar bateria ainda, é bem caro fazer isso e só compensaria se tu chutasse de vez a concessionária de energia. Sabe qto q custa? Mas eu não quero bateria pra me desfazer da concessionária, eu quero bateria como backup geral da casa, como se fosse um nobreak gigante. Coisa pra aguentar 1 dia com falta de luz, no máximo.
Mota Offspring 59023 posts 15/02/2012 Mota Offspring 59023 posts 02/10/2021, 21:53 02/10/2021, 21:53 pior que mesmo com termelétricas, o mundo tá numa crise energética enorme gasolina 7 reais, lolsuper
matador de lobos 3711 posts 03/03/2012 matador de lobos 3711 posts 03/10/2021, 01:08 03/10/2021, 01:08 Eu estava conversando sobre isso com um engenheiro e ele me disse que no grupo deles estavam discutindo isso começo do ano, que o Governo ja tinha que ter ligado as termo antes pois agora teria mais reserva de agua nos reservatórios e agora temos o problema de falta de agua tambem
Fábio 100 anos 12947 posts 20/10/2020 Fábio 100 anos 12947 posts 03/10/2021, 01:11 03/10/2021, 01:11 Chance 0
queanorrivis 14992 posts 25/05/2021 queanorrivis 14992 posts 03/10/2021, 01:30 03/10/2021, 01:30 carai, só manjão das energia [TUTORIAL] COMO PARAR DE DESLOGAR, CURTIR POSTAGENS E USAR O TEMA DARK https://forum.lolesporte.com/viewtopic.php?f=8&t=84422
Mortal Kombat 26606 posts 15/02/2012 Mortal Kombat 26606 posts 03/10/2021, 06:47 03/10/2021, 06:47 V-Brake escreveu: ↑ Mortal Kombat escreveu: ↑ Esse ano não, ano que vem dependendo do que acontecer em termos de chuva no verão é bem possível. @V-Brake não vale a pena botar bateria ainda, é bem caro fazer isso e só compensaria se tu chutasse de vez a concessionária de energia. Sabe qto q custa? Mas eu não quero bateria pra me desfazer da concessionária, eu quero bateria como backup geral da casa, como se fosse um nobreak gigante. Coisa pra aguentar 1 dia com falta de luz, no máximo. Não faço ideia, e nem sei poderia você ter uma bateria para esses casos já que teoricamente você só fica sem luz por causa da questão de segurança dos trabalhadores da empresa de energia então teria que ver com eles mesmo a possibilidade de instalar uma bateria. Agora eu não sei se tem que ser uma bateria dessas de 20k ou aquelas estacionárias mais barata de 1400 reais. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gKkcPD_BwE
Piccolo_san 65850 posts 30/04/2012 Piccolo_san 65850 posts 03/10/2021, 07:53 03/10/2021, 07:53 Paum cum Çalãmi escreveu:Piccolo_san escreveu: ↑ Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Análise equivocada, parceiro. Primeiro, em todo o momento de fornecimento de energia, o sistema elétrico precisa ter oferta suficiente para atender a demanda. Se houver um pico de demanda de energia em alguma hora específica do dia e não houver usina suficiente para atendê-la , ocorre o blecaute. Hoje, as usinas hidrelétricas do Sul e Sudeste estão operando com a capacidade mínima e não existe oferta instalada em usinas termoelétricas para substituí-las. Segundo, mesmo que chova o esperado este ano, o problema só seria postergado. As usinas hidrelétricas no Sul e Sudeste começariam o ano que vem com um nível menor do que começaram este ano. Terceiro, meteorologistas acreditam que estamos em La Niña, isso implicaria em um nível de chuvas menor que o esperado na região Sul e Sudeste.De novo, já passamos por épocas de pior seca e isso não rolou. Esse papo de hidroelétricas operando abaixo do normal também não é novo. E depois, não adianta ficar especulando sem saber como serão as épocas de chuvas ano que vem. Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk Post-Rock in the streets, Math Rock in the sheets.
FooFighters 8290 posts 15/02/2016 FooFighters 8290 posts 03/10/2021, 12:32 03/10/2021, 12:32 Piccolo_san escreveu: ↑Paum cum Çalãmi escreveu:Piccolo_san escreveu: ↑ Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Análise equivocada, parceiro. Primeiro, em todo o momento de fornecimento de energia, o sistema elétrico precisa ter oferta suficiente para atender a demanda. Se houver um pico de demanda de energia em alguma hora específica do dia e não houver usina suficiente para atendê-la , ocorre o blecaute. Hoje, as usinas hidrelétricas do Sul e Sudeste estão operando com a capacidade mínima e não existe oferta instalada em usinas termoelétricas para substituí-las. Segundo, mesmo que chova o esperado este ano, o problema só seria postergado. As usinas hidrelétricas no Sul e Sudeste começariam o ano que vem com um nível menor do que começaram este ano. Terceiro, meteorologistas acreditam que estamos em La Niña, isso implicaria em um nível de chuvas menor que o esperado na região Sul e Sudeste.De novo, já passamos por épocas de pior seca e isso não rolou. Esse papo de hidroelétricas operando abaixo do normal também não é novo. E depois, não adianta ficar especulando sem saber como serão as épocas de chuvas ano que vem. Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk Tem gente dizendo que já está rolando uma espécie de racionamento, só que através de aumento de tarifa. Ou seja, aumentam a tarifa para reduzir o consumo. Mas como o @Paum cum Çalãmi falou, pode ter horários de pico que a demanda por energia pode ser maior do que a oferta, e aí o bixo pega. O cenário que você está pensando, talvez seja passar vários dias no escuro...mas existe aqueles casos em que em certos momentos do dia vai acabar a luz. Ainda, recentemente já tivemos alguns problemas com energia, com o ocaso do Amapá e outros: Principais blecautes ocorridos no Brasil A crise energética que resultou no racionamento de energia em 2001 foi uma das mais graves da história do país, mas não é exclusiva no que tange à ocorrência de blecautes e à necessidade de racionamento. Vejamos, na sequência, os principais blecautes que se passaram no Brasil. Amapá, em 2020: 13 dos 16 municípios amapaenses tiveram o fornecimento de energia interrompido repentinamente em novembro de 2020. O apagão afetou 90% da população e teve duração de 22 dias entre oscilações. A causa apontada foi um incêndio nos transformadores da rede que abastece o estado. Estados do Norte e Nordeste do Brasil, em 2018: um total de 14 estados de ambas as regiões e 70 milhões de pessoas ficaram no escuro no dia 21 de março de 2018, o que foi ocasionado por uma falha em uma linha de transmissão da Usina de Belo Monte. Nordeste, em 2013: um incêndio em uma propriedade rural em Canto do Buriti, no Piauí, deixou os estados da região sem energia no dia 28 de agosto de 2013. Distrito Federal, Nordeste e parte do Norte, no dia 26 de outubro de 2012. Região Nordeste, entre 3 e 4 de fevereiro de 2011. Estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, parte da região Nordeste e também o país vizinho, Paraguai, em 2009, em decorrência de uma falha na Usina de Itaipu. Estados do centro-sul do Brasil e o Distrito Federal, em janeiro de 2002, quando ainda estavam em vigor as medidas de racionamento. Apagão de 1999 que atingiu 11 unidades da federação na porção centro-sul do país e já serviu de alerta para uma crise energética futura. Foi considerado um dos maiores blecautes do Brasil com, posteriormente, o blecaute de 2009. https://brasilescola.uol.com.br/historiab/apagao.htm
Paum cum Çalãmi 9902 posts 15/02/2012 Paum cum Çalãmi 9902 posts 03/10/2021, 12:37 03/10/2021, 12:37 Piccolo_san escreveu: ↑ Paum cum Çalãmi escreveu:Piccolo_san escreveu: ↑ Bem difícil. Quando as represas estão baixas o Governo usa as termoelétricas. Diferente de 2001 que mais de 90% do fornecimento de energia no Brasil era feito por hidrelétricas. E se chover o esperado em outubro e novembro, isso nem vai chegar a ser cogitado. Pode rolar racionamento, mas brasileiro já está acostumado com isso já que quase todo ano tem que racionar em alguma coisa. Análise equivocada, parceiro. Primeiro, em todo o momento de fornecimento de energia, o sistema elétrico precisa ter oferta suficiente para atender a demanda. Se houver um pico de demanda de energia em alguma hora específica do dia e não houver usina suficiente para atendê-la , ocorre o blecaute. Hoje, as usinas hidrelétricas do Sul e Sudeste estão operando com a capacidade mínima e não existe oferta instalada em usinas termoelétricas para substituí-las. Segundo, mesmo que chova o esperado este ano, o problema só seria postergado. As usinas hidrelétricas no Sul e Sudeste começariam o ano que vem com um nível menor do que começaram este ano. Terceiro, meteorologistas acreditam que estamos em La Niña, isso implicaria em um nível de chuvas menor que o esperado na região Sul e Sudeste.De novo, já passamos por épocas de pior seca e isso não rolou. Esse papo de hidroelétricas operando abaixo do normal também não é novo. E depois, não adianta ficar especulando sem saber como serão as épocas de chuvas ano que vem. Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk Notícia de 08/09/2021 "Um estudo do ONS divulgado no mês passado faz previsões sobre a produção de energia até novembro. A quantidade de água nos rios entre setembro do ano passado até agosto deste ano foi a pior já registrada desde o início da série histórica, há 91 anos." https://www.cnnbrasil.com.br/business/n ... ma-semana/ Notícia de 01/10/2021 O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) prevê que, até o fim do mês de outubro, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável pelo abastecimento de energia de 70% do país, esteja com reserva de 12,8%. No mesmo período do ano passado, o nível deste subsistema era de 23,7%. Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (1º), a passagem de uma frente fria pelas regiões sul e sudeste aumenta o nível de chuvas, mas não será suficiente para suprir a baixa nos reservatórios. E não tem essa de ficar ao Deus-dará, existe uma possibilidade significativa de que haja um apagão energético no ano que vem e o país precisa de um plano de ação para evitar ou atenuar os efeitos deste cenário. paulo henrique ganso Paum cum Çalãmi escreveu: Blue Dragon escreveu: Farofas escreveu: El Loco Henrique escreveu: LeOo escreveu: O melhor usuário do fórum