O seu lugar para falar asneiras e discutir assuntos variados
  • 1
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9

Metta World Peace
  •  6352 posts
  •  

GAMEXR BR escreveu:
    Metta World Peace escreveu:
    GAMEXR BR escreveu: Aqui deve ser o único país onde decidem privatizar algo e botar na mão de uma estatal de outro país :lol:
    So no setor de energia tu tem a Enel (Itália), State Grid (China), EDP (Portugal), Engie (França). Quando vai pro setor de petróleo, tem empresa da Noruega, dos Sauditas e Chineses. Aqui em SP, vai ser um consórcio chinês via "parceira público privada" que será responsável pela extensão da linha de trem entre SP-Campinas.
    Cara, essa questão vai além do estatal x privado.

Existe no Brasil a possibilidade de criar estatal com qualidade técnica para executar os serviços que você mencionou? Talvez até tenha, de uma maneira porca, mas não se compara com o know how que essas empresas estrangeiras têm.
    A extensão da linha de trem, por exemplo, a ser feita pelos chineses, você realmente acredita que Brasil tem condições de executar melhor que os chineses? É até covardia comparar Brasil com China, os chinas humilham quando o assunto é tecnologia.

Isso expõe o problema que é muito maior que estatal x privado, é uma questão que o Brasil é deficitário em profissionais capacitados em serviços específicos pela falta de investimento na qualificação e criação de empresas (seja pública ou privada) extremamente qualificadas para competir no mercado.
    Como não faz, o resultado é esse, os gringos ganham as licitações de lavada porque são extremamente superiores.
    A China era um nada quando o Brasil construiu Itaipú. Se eles tivessem adotado a mesma estratégia brasileira de parar no tempo e achar investimento público o fim do mundo, continuariam sendo um nada.
    E parabéns, tiraram dos funças paulistas para dar para os funças preguiçosos da Itália e estamos vendo como são "extremamente superiores".
    De qualquer, meu ponto não era nem esse: Ao invés de colocar uma empresa privada para cuidar, a gente deixa na mão de um governo estrangeiro cuidar de setores estratégicos.
    China aprendeu com o Brasil, inclusive o Nicolelis foi assertivo nisso:

Quanto a empresas estrangeiras operarem serviços estratégicos, você ignorou completamente o que o leonardo3567 disse, na Europa acontece isso. É um tremendo exagero achar que empresa estrangeira executar serviço público de alguma maneira diminui a soberania.

E você insiste em ignorar o ponto principal: a corrupção no Brasil.

Sim, China é comandada pelo PCC, e qual a diferença? Lá é levado muito a sério a educação e formação de profissionais extremamente qualificados, bem como a fiscalizar e punição. Aqui no Brasil é óbvio, mas vou dizer mesmo assim, é extremamente corrupto e tudo feito nas coxas.

Esse é o ponto, o que adiante ser público se quem está no comando é corrupto e ignora as mazelas? Porque os problemas da Enel eram para serem corrigidos há tempo, da mesma maneira que Brumadinho e Mariana não teve fiscalização preventiva, ou até mesmo o caso Braskem em Alagoas. Onde estavam as agências reguladoras? Onde estava o Ministério Público? Onde estava o Tribunal de Contas? Onde estava a Polícia Federal para investigar?

Esse é o ponto. Pode público é uma piada é não fiscaliza e não faz cumprir as leis e contratos de modo a atender o interesse público. ;)

leonardo3567
  •  14561 posts
  •  

GAMEXR BR escreveu:
    leonardo3567 escreveu:
    GAMEXR BR escreveu: Aqui deve ser o único país onde decidem privatizar algo e botar na mão de uma estatal de outro país :lol:
    So no setor de energia tu tem a Enel (Itália), State Grid (China), EDP (Portugal), Engie (França). Quando vai pro setor de petróleo, tem empresa da Noruega, dos Sauditas e Chineses. Aqui em SP, vai ser um consórcio chinês via "parceira público privada" que será responsável pela extensão da linha de trem entre SP-Campinas.
    Nao eh, isso acontece na europa toda.

Aqui no UK a maioria dos trens sao operados pela First group e Arriva ambos grupos europeus, varias companhias de servicos como agua, gas e outros sao alemaes, franceses etc

tudo isso foi privatizado na epoca da Thatcher
    O Reino Unido, Alemanha e França inventaram o mercado comum europeu, nesse período. Estavam caminhando para uma economia unificada. Duvido que estejam colocando empresas chinesas ou russas para atuar em setores estratégicos.
    https://www.gmb.org.uk/news/more-70-eng ... -companies

Sim chineses, taiwaneses, japoneses e muitos outros.

Funciona bem os servicos privatizados no geral(tirando os trens), apesar do preco ter subido consideravelmente muitos colegas meus falam que apagoes e problemas de abastecimento comuns nos anos 70, 80 desapareceram completamente.

GAMEXR BR
  •  4925 posts
  •  

leonardo3567 escreveu:
    GAMEXR BR escreveu:
    leonardo3567 escreveu:
    Nao eh, isso acontece na europa toda.

Aqui no UK a maioria dos trens sao operados pela First group e Arriva ambos grupos europeus, varias companhias de servicos como agua, gas e outros sao alemaes, franceses etc

tudo isso foi privatizado na epoca da Thatcher
    O Reino Unido, Alemanha e França inventaram o mercado comum europeu, nesse período. Estavam caminhando para uma economia unificada. Duvido que estejam colocando empresas chinesas ou russas para atuar em setores estratégicos.
    https://www.gmb.org.uk/news/more-70-eng ... -companies

Sim chineses, taiwaneses, japoneses e muitos outros.

Funciona bem os servicos privatizados no geral(tirando os trens), apesar do preco ter subido consideravelmente muitos colegas meus falam que apagoes e problemas de abastecimento comuns nos anos 70, 80 desapareceram completamente.
    Novamente, cadê a participação significativa de empresas estatais de nações como China ou Rússia nesse setor ou em outros setores? No Brasil não é uma empresa controlada por um fundo de investimento com 9% de participação chinesa que atua no setor de energia, é a própria State Grid, via subsidiária, que levou ano passado o maior lote de transmissão de energia do país. Somando as porcentagens apresentados no seu link, a maioria está na mão de empresas privadas americanas, européias ou do Commonwealth.
    E nem estou falando da qualidade do funcionamento dos serviços, não vejo problema em privatizar. Só estou apontando a bizarrice em colocar nas mãos de funças tão incompetentes quanto os daqui, achar que a privatização não é um meio mas um fim em si próprio.
    Editado pela última vez por GAMEXR BR em 16/10/2024, 14:07, em um total de 2 vezes.

GAMEXR BR
  •  4925 posts
  •  

GAMEXR BR escreveu:
    Cara, essa questão vai além do estatal x privado.

Existe no Brasil a possibilidade de criar estatal com qualidade técnica para executar os serviços que você mencionou? Talvez até tenha, de uma maneira porca, mas não se compara com o know how que essas empresas estrangeiras têm.
    A extensão da linha de trem, por exemplo, a ser feita pelos chineses, você realmente acredita que Brasil tem condições de executar melhor que os chineses? É até covardia comparar Brasil com China, os chinas humilham quando o assunto é tecnologia.

Isso expõe o problema que é muito maior que estatal x privado, é uma questão que o Brasil é deficitário em profissionais capacitados em serviços específicos pela falta de investimento na qualificação e criação de empresas (seja pública ou privada) extremamente qualificadas para competir no mercado.
    Como não faz, o resultado é esse, os gringos ganham as licitações de lavada porque são extremamente superiores.
    A China era um nada quando o Brasil construiu Itaipú. Se eles tivessem adotado a mesma estratégia brasileira de parar no tempo e achar investimento público o fim do mundo, continuariam sendo um nada.
    E parabéns, tiraram dos funças paulistas para dar para os funças preguiçosos da Itália e estamos vendo como são "extremamente superiores".
    De qualquer, meu ponto não era nem esse: Ao invés de colocar uma empresa privada para cuidar, a gente deixa na mão de um governo estrangeiro cuidar de setores estratégicos.
    China aprendeu com o Brasil, inclusive o Nicolelis foi assertivo nisso:

Quanto a empresas estrangeiras operarem serviços estratégicos, você ignorou completamente o que o leonardo3567 disse, na Europa acontece isso. É um tremendo exagero achar que empresa estrangeira executar serviço público de alguma maneira diminui a soberania.

E você insiste em ignorar o ponto principal: a corrupção no Brasil.

Sim, China é comandada pelo PCC, e qual a diferença? Lá é levado muito a sério a educação e formação de profissionais extremamente qualificados, bem como a fiscalizar e punição. Aqui no Brasil é óbvio, mas vou dizer mesmo assim, é extremamente corrupto e tudo feito nas coxas.

Esse é o ponto, o que adiante ser público se quem está no comando é corrupto e ignora as mazelas? Porque os problemas da Enel eram para serem corrigidos há tempo, da mesma maneira que Brumadinho e Mariana não teve fiscalização preventiva, ou até mesmo o caso Braskem em Alagoas. Onde estavam as agências reguladoras? Onde estava o Ministério Público? Onde estava o Tribunal de Contas? Onde estava a Polícia Federal para investigar?

Esse é o ponto. Pode público é uma piada é não fiscaliza e não faz cumprir as leis e contratos de modo a atender o interesse público. ;)
    Meu comentário continua sendo puramente restrito ao absurdo de trocar um funça BR por um estrangeiro, para entregar o mesmo serviço merda. Se a culpa é falta de fiscalização, logicamente segue-se então que a privatização nunca foi uma solução. E nem estou aqui pedindo para reestatizar ou coisa do tipo.
    A China é pior em corrupção que o Brasil, em termos absolutos de dinheiro movimentado. Você acredita que a segunda maior economia do mundo, onde o partidão manda e desmanda, não existe imprensa livre, polícia aparelhada, não tem nego molhando a mão um do outro a rodo? O fato de executarem politico ou empresário x ou y por corrupção é só um showzinho, no final é tudo questão de disputa política, personaliza o crime em um indivíduo e finge que o problema é resolvido. No final do dia são corruptos e eficientes, aqui até o "rouba mais faz" é coisa do passado.

Caninha
  •  34933 posts
  •  

Até hoje tô sem Net fixa

Ligo lá na Tim e eles falam que ainda tão com problema no cabeamento :facepalm:

Rlim
  •  51068 posts
  •  

O problema de discutir privatização é que vira uma discussão dogmática e ideológica. Quem é de esquerda ou da direita mais nacionalista tende a ser refratário a ideia, seja de forma parcial ou total como alguns mais extremos. Quem é de direita liberal, tende a ser 100% a favor e achar que privatização é uma bala de prata que resolve tudo. Ai a discussão começa a partir pra um 8 ou 80 muito burro e pouco produtivo.

Pra mim privatização não é garantia de sucesso. Já tivemos diversos casos e experiências ao longo da história de privatizações que foram mal planejadas, mal feitas e mal executadas. Todavia, me parece bastante claro pela minha experiência pessoal que serviços que são concedidos e privatizados são na média melhores do que aqueles prestados pelo Estado. Se você pegar 10 serviços privados contra 10 serviços estatais nos mesmos ramos, arrisco a dizer que em uns 6 ou 7 o serviço privado vai ser melhor. Pouco melhor, ou até mesmo muito melhor. Logo, a probabilidade de um serviço privado ser mais eficiente do que um público é maior, apesar de não ser 100% (nada é 100%).

E não é questão de funcionário público ser bom ou ruim, mas sim pela própria estrutura de governança das estatais no Brasil e no mundo todo. Óbvio que existem exceções e vários tipos de empresas públicas (full estatais, capital aberto, autarquias, etc.), mas as empresas estatais no geral são muito suscetíveis a ingerência politica do grupo politico de ocasião que está no poder. Ingerência que vai privilegiar o que é melhor para aquele governo e não o que é melhor para a sociedade. É só ver como o PT e o Centrão usam as estatais o tempo todo pra fazerem suas merdas. Ademais empresas públicas costumam ser muito mais burocratizadas, com muito mais regras a cumprir por motivos óbvios que atrapalham demais a parte operacional. É mais dificil fazer mudanças, é mais dificil demitir pessoas ruins, é mais dificil buscar eficiência, é mais dificil você como consumidor reclamar, etc.

Pra mim a privatização de qualquer empresa estatal não pode ser discutida de forma dogmática, tem que ser discutida caso a caso. Qual é o objetivo de se privatizar aquela companhia e o que a sociedade espera desse processo? Qual é o melhor modelo pra se atender o objetivo proposto? É apenas conceder? É vender de fato? É pulverizar as ações no mercado? É vender pra um acionista de referência? O que vai ser exigido? Como será fiscalizado? Esse serviço faz sentido que continue sendo estatal? Tudo isso entra em conta.

Dando um exemplo aqui, o Instituto Butantan. Eu acho que faz total sentido continuar como algo público e estatal. É uma instituição focada totalmente em pesquisa que cumpre um papel importante nas campanhas de vacinação e no contexto da saúde pública brasileira. Pra mim é importante que ela continue nas mãos do Estado devido as necessidades da sociedade.

Já no caso da Sabesp por exemplo o objetivo do governo do Estado de SP ao privatiza-la foi aumentar a capitalização da empresa e assim acelerar a capacidade de investimentos nos próximos anos, com meta a se chegar na universalização da cobertura do saneamento básico no Estado o mais rápido possível. Foi entendido que uma gestão privada da companhia supostamente melhoraria a eficiência e tornaria ela mais ágil, capaz e melhor. Vai dar certo? Só o tempo dirá.

No caso das linhas de trem e metrô, o Estado entendeu que a gestão privada das linhas é muito mais rápida e eficiente no longo prazo do que a gestão pública. E eu como usuário tendo a concordar. Temos situações ruins como a da Linha 9 Esmeralda que foi concedida a 2 anos e a Via Mobilidade tá apanhando feito cadela na rua, mas no geral as linhas privadas em SP são espetaculares. Seja a Linha 4 Amarela, a Linha 5 Lilás, etc. É palpável a diferença se você é um usuário do serviço.

Em relação a energia, pra mim a privatização foi correta. Eu sou dos anos 90 e a Eletropaulo era uma merda completa. Ninguém gostava. Inclusive tenho tios que trabalharam a vida toda na companhia e se aposentaram por ela, que por incrivel que pareça concordam. Eles contam histórias completamente absurdas e bizarras de como funcionava a companhia quando era pública. O problema pra mim neste caso não está na concessão em si, mas sim na forma que o governo construiu a governança do processo.

Parece claro pra todo mundo que esse modelo de termos uma Agência Federal lá na casa do caralho tendo a responsabilidade de fiscalizar as concessionárias a distância não dá certo. Primeiro que a agência fica muito longe do dia a dia e da prestação do serviço. Segundo que quanto mais longe e distante, mais interferência politica a agência terá. Imagina se uma agência que fica no coração de Brasilia vai ter celeridade em um processo que acontece nos cafundós do Rio Grande do Sul por exempo. Pra mim os Estados e Municipios tinham que ter muito mais relevância nesse processo, pra fiscalizar e cobrar a concessionária. E o processo de quebra de contrato e substituição também teria que ser muito mais fácil e rápido. A empresa fez merda, caduca o contrato e já abre um novo processo de concessão.

Sobre o argumento de ser ou não serviço estratégico isso é papo furado de estatista. Não existe nada que é mais critico do que comida, e nem por isso temos a necessidade de estatizar toda a produção, distribuição e alocação. Serviço estratégico é aquele que é prestado com qualidade, seja público ou privado.

Sobre os monopólios naturais, eu acho a discussão válida sobre o que podemos fazer nesse cenário. Um modelo que gere concorrência de alguma forma seria melhor pra todo mundo. Como fazer isso em setores como saneamento e eletricidade não sei como, mas cabe uma boa discussão.

Rlim
  •  51068 posts
  •  

Caninha escreveu: Até hoje tô sem Net fixa

Ligo lá na Tim e eles falam que ainda tão com problema no cabeamento :facepalm:
    Tenho Tim Fibra aqui em casa.

Deu umas instabilidades nos últimos dias, mas sempre voltou rápido. De qualquer forma como eu trabalho em casa, contratei no começo do ano uma internet da Vivo também, a mais baratinha de 300 mb.

Quando a Tim cai, eu só chaveio tudo pra Vivo e problema resolvido. Melhor coisa que eu fiz, dá pra ficar tranquilo enquanto o problema é resolvido na principal e só gasto 90/100 reais a mais por mês.

No futuro quando a Starlink estiver mais barata to pensando em substituir essa segunda de fibra por ela, assim não tem risco de algo ocorrer com as fibras e eu ficar sem net. Mas é um projeto muito lá pro futuro.

Texugo
  •  21111 posts
  •  

Adamastor o Castor escreveu:Quarta-feira, 3 da tarde, muros e mais muros de palavras

Vcs não trabalham não?
    Se não for patrão, é vagabundo enrolador.

Enviado de meu SM-S918B usando o Tapatalk

Kaa
  •  2230 posts
  •  

"Estatais tem prejuízo" :incrivel: Estatal não tem prejuízo, nem o governo tem prejuízo, nem o presidente ..

Salieri
  •  48651 posts
  •  

Calma que logo as Estatais vão parar de dar prejuízo... porque estão querendo retirá-las do orçamento.

Guilherme
  •  23331 posts
  •  

Acho impressionante como esse tipo de discussão fica no simplismo "privado bom estatal ruim".

Caninha
  •  34933 posts
  •  

minha net voltou a funcionar hoje de manha

ja podemos passar um pano pra enel :lagrimas:

Farofas
  •  206920 posts
  •  

47 mil sem luz em SP
    Continuem ai boqueteando a Enel

Kaa
  •  2230 posts
  •  

Cuba sofre apagão nacional após falha em usina elétrica
    18/10/2024
    Quase totalidade dos moradores do país — 10 milhões dos 11 milhões da população — ficou sem energia elétrica. Queda ocorreu após falha na principal usina de energia e reflete crise energética que governo cubano atravessa.

PT diz que apagão em Cuba foi causado pelos EUA para “jogar povo contra o governo” :lolsuper:

Imagem

Imagem

Farofas
  •  206920 posts
  •  

Kd os amigos bumlistas? Ainda estão sem luz em casa?

Triste.

Piccolo_san
  •  65850 posts
  •  

Não se preocupe Farofas. Eu estou com luz.
    • 1
    • 5
    • 6
    • 7
    • 8
    • 9

MENSAGENS RECENTES

Oficial: Volta Redonda acaba de ser promovido a 4[…]

Outra? O cruzeiro do Neymar realmente fudeu a recu[…]

Aqui em sp não tem isso não Aqui a […]

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012