Glorious PC gaming master race vs. dirty console gaming peasants
  • 1
  • 425
  • 426
  • 427
  • 428
  • 429
  • 431

overday
  •  23797 posts
  •  

Mota Offspring escreveu: Terminei Expedition também a umas horas atrás, concordo com basicamente tudo o que o @overday falou, no momento estou duplamente deprimido
    deprimido em partes porque o jogo acabou, e deprimido com o final, que é basicamente o jogo te falando pra escolher se você quer que os habitantes do painted world of Ariamis sejam felizes e possam voltar a existência antes da Fracture, ao custo da destruição da família do Verso e especialmente da vida da Maelle, que vai ter aquilo o que ela quer, porém é tudo falso. Ou então você escolhe que a Maelle deve voltar ao mundo real, ao custo de todo aquele mundo cheio de pessoas lutando desesperadamente pra viver.

Ter que escolher entre ambos é trágico, Renoir está certo, e por mais que destruir o quadro seja cruel, provavelmente é a resposta correta.

acho que esse jogo sai em um momento especialmente relevante com AI e a inevitável criação de simulações que deve ocorrer na próxima década
    O jogo tem altas reviravoltas porque o tempo todo o seu objetivo é fazer com que as pessoas daquele mundo parem de morrer. Quando consegue derrotar a pintora, o "vilão" passa a ser o Renoir que queria acabar de vez com aquele mundo mas quando você finalmente o derrota, no fim das contas o que ele queria era a coisa certa se fazer, já que obviamente o final escolhendo o Verso é o que faz mais sentido. Você termina o jogo fazendo justamente o que queria evitar desde o começo, a motivação de toda a história :lagrimas:

overday
  •  23797 posts
  •  

Com apenas (quase) 3 décadas de atraso, zerei Nights, jogo de Saturno. Eu tenho o jogo original há anos mas sempre jogava uma ou duas fases e resolvia parar porque jogar sem o controle 3D simplesmente parece "errado", já que é um controle feito especificamente pra esse jogo. Daria pra jogar no controle normal? Obviamente que sim, mas queria terminar esse jogo pela primeira vez do jeito "certo". Finalmente, depois de ter jogado as primeiras fases inúmeras vezes ao longo dos anos, agora que tenho o controle cheguei até o fim.

Pode não ser um dos melhores jogos do mundo (longe disso) mas não dá pra negar que é um daqueles jogos "especiais". Se pedir para jogadores listarem os principais jogos do Saturno, 90% vai citar Nights mesmo se não tiver jogado pois é um daqueles casos onde o título vira uma assinatura do console, assim como Shenmue é muito associado ao Dreamcast. A premissa do jogo é simples mas bem diferente, sinceramente é até difícil definir qual o gênero do jogo já que ele não se encaixa exatamente em qualquer conceito pré-definido. Infelizmente é curtinho, são apenas 8 fases que não levam nem 10 minutos cada, mas mesmo assim é uma experiência que qualquer jogador deveria ter.

Imagem

Assim que possível vou jogar a sequencia, que saiu exclusivamente pro Wii, mas que eu não queria jogar antes de terminar o primeiro.

E como o Saturno já estava ligado, com o controle 3D que eu gosto bastante pra jogos de luta porque o direcional dele é ótimo, dei uma zeradinha no Street Fighter: The Movie. Jogo que o pessoal tem muito preconceito por causa dos gráficos digitalizados, mas abstraindo-se do visual "Mortal Kombat de pobre", a jogabilidade dele é basicamente igual à do Super Street Fighter II Turbo então jogadores habituados à série se familiarizam rápido. Esse, aliás, é um dos primeiros jogos que tinha um "modo história", algo que é normal hoje em dia. Naquele tempo onde jogos de luta seguiam o padrão "escolha um personagem, enfrente todos os demais, derrota o chefão e veja o final daquele personagem", esse (além do modo arcade, que é nesse formato) tinha um modo história que seguia (vagamente) os acontecimentos do filme, o que foi uma boa sacada.

Imagem

Mota Offspring
  •  59024 posts
  •  

overday escreveu:
    Mota Offspring escreveu: Terminei Expedition também a umas horas atrás, concordo com basicamente tudo o que o @overday falou, no momento estou duplamente deprimido
    deprimido em partes porque o jogo acabou, e deprimido com o final, que é basicamente o jogo te falando pra escolher se você quer que os habitantes do painted world of Ariamis sejam felizes e possam voltar a existência antes da Fracture, ao custo da destruição da família do Verso e especialmente da vida da Maelle, que vai ter aquilo o que ela quer, porém é tudo falso. Ou então você escolhe que a Maelle deve voltar ao mundo real, ao custo de todo aquele mundo cheio de pessoas lutando desesperadamente pra viver.

Ter que escolher entre ambos é trágico, Renoir está certo, e por mais que destruir o quadro seja cruel, provavelmente é a resposta correta.

acho que esse jogo sai em um momento especialmente relevante com AI e a inevitável criação de simulações que deve ocorrer na próxima década
    O jogo tem altas reviravoltas porque o tempo todo o seu objetivo é fazer com que as pessoas daquele mundo parem de morrer. Quando consegue derrotar a pintora, o "vilão" passa a ser o Renoir que queria acabar de vez com aquele mundo mas quando você finalmente o derrota, no fim das contas o que ele queria era a coisa certa se fazer, já que obviamente o final escolhendo o Verso é o que faz mais sentido. Você termina o jogo fazendo justamente o que queria evitar desde o começo, a motivação de toda a história :lagrimas:
    exatamente, puta dor no coração
    e é uma merda especialmente porque na prática, os habitantes daquele mundo são uma existência válida como qualquer outra. A escolha no fim do jogo é basicamente o dilema do trem, onde você escolhe entre salvar um ou salvar muitos. Do ponto de vista da vida da Maelle, obviamente a escolha correta é a do Renoir, mas se nós jogadores não estivéssemos completamente afeiçoados a Maelle, e ela fosse talvez a Aline que temos pouca convivência, a escolha fica muito mais pro lado dos habitantes do quadro, em que convivemos o jogo inteiro

A pá de cal é o sofrimento do Verso com a dor que o quadro dele está causando a família dele. Joguei hoje a side quest da Maelle com a Alicia, depois de muitas mortes e 15 parries seguidos terminei, as cenas no acampamento depois são mais um tapa na cara do jogador, com a revolta do Verso com o tratamento que a irmã teve, e com a revelação que o Verso deixou o Gustave morrer de propósito. Isso tudo depois de subir o Axon que o Renoir fez pra inspirar a Maelle, esse jogo não para de ser bom.
    Vou ter que parar de fazer as sidequests por enquanto pra jogar Silksong, mas certamente vou voltar, agora que eu estou vendo videos de Expedition 33 no youtube essa bosta tá tentando me spoilar o tal do Simon :chorar2:

JLucasRJ
  •  22844 posts
  •  

Jogo bom da porra o E33 :emocao: :emocao: :emocao:

Mota Offspring
  •  59024 posts
  •  

Minish Cap é uma delicinha de jogar. Reclamam das kinstones mas eu particularmente gosto até disso e de como elas vão mudando o mundo, apesar de realmente a maioria delas dar só rupees e shells. Até das figurines eu gosto, nunca fui do tipo de catar todas as heart pieces. É um jogo bem mais curto que o Link to the Past e os outros de gameboy, tem pouquissima gordura
    TRIPA_SECA  isso

TRIPA_SECA
  •  43373 posts
  •  

Mota Offspring escreveu: Minish Cap é uma delicinha de jogar. Reclamam das kinstones mas eu particularmente gosto até disso e de como elas vão mudando o mundo, apesar de realmente a maioria delas dar só rupees e shells. Até das figurines eu gosto, nunca fui do tipo de catar todas as heart pieces. É um jogo bem mais curto que o Link to the Past e os outros de gameboy, tem pouquissima gordura
    Eu curti as kinstones tb. Ficava caçando npc pra poder trocar rsrs.. achei uma mecânica divertida.

Salieri
  •  48652 posts
  •  

Metal Gear Delta. Espetacular demais reviver esse jogo, que baita remake! :emocao:

Foda demais a experiência atualizada principalmente contra o The End e a The Boss. Sonho da porra se fizessem remake do 1 e 2 também (e pelo menos tirassem o MGS 4 daquele limbo do PS3, nem que seja apenas com uma tapeada pra 60fps).

Jordanes do Mar Jônico
  •  41627 posts
  •  

Salieri escreveu: Metal Gear Delta. Espetacular demais reviver esse jogo, que baita remake! :emocao:

Foda demais a experiência atualizada principalmente contra o The End e a The Boss. Sonho da porra se fizessem remake do 1 e 2 também (e pelo menos tirassem o MGS 4 daquele limbo do PS3, nem que seja apenas com uma tapeada pra 60fps).
    sonho da porra é eu ter tempo pra jogar

overday
  •  23797 posts
  •  

Ae porra finalmente depois de dias consegui finalizar o Shinobi. Jogo bom demais, essa franquia é ótima, último jogo que eu tinha terminado havia sido o Shinobi III do Mega Drive e isso foi há anos então estava meio enferrujado mas logo peguei o jeito.

O Shinobi III ainda é o meu favorito da série, porém sempre é legal ver os desenvolvedores usando tecnologia de ponta pra trazer os gráficos mais modernos
    como esses sprites digitalizados que foram usados nesse jogo, Shinobi Legions (Saturno). Na época a onda de "gráficos reais" motivada por Mortal Kombat atingiu os mais diversos gêneros, inclusive esse, porém embora com o tempo o público tenha passado a achar esse tipo de gráfico "cringe" o resultado na época era bem interessante na maioria das vezes. No caso desse Shinobi eu acho que ficou bem legal, manteve o mesmo estilo dos jogos do Mega Drive porém mostrando alguma evolução gráfica.

Imagem

A jogabilidade é bem parecida com os jogos do Mega, então quem já curtia a franquia certamente se sente em casa. O jogo é "curto", digamos que sim, mas isso é relativo. São 9 fases apenas, quem procurar ai no youtube um longplay vai ver que os vídeos levam pouco mais de 1 hora. "Nossa imagina comprar um jogo que dura 1 hora" pode ser o pensamento de alguns, porém eu duvido que alguém que pegou o jogo terminou ele na primeira tentativa. Esse era um dos charmes dos jogos das décadas de 80/90, a duração total deles era curta porém isso era compensado com uma dificuldade que exigia que o sujeito precisasse jogar várias vezes, sempre evoluindo, até conseguir chegar ao fim. São 5 continues apenas, quando termina é game over, e no início eu não passava da fase 4. Continuei jogando e aprendi, depois empaquei na fase 6. Mais algumas tentativas, consegui chegar até a 7. Quando finalmente vi a última fase pela primeira vez, a 9, eu sequer consegui chegar ao chefe pois a fase é cheia de 1 hit kill. Imagine a frustração de algum millenial em chegar à última fase, perder todas as vidas e tomar um game over, tendo que voltar desde o início. Comigo isso aconteceu umas 3 ou 4 vezes, aprendi o jogo de modo a chegar na última fase com todos os continues e mais vidas do que no começo do jogo (graças às extras que se ganha ao longo do caminho), mas chegando lá, só derrota. Só ontem eu finalmente consegui pegar o jeito e aprendi a passar dessa fase de boa, fiz até um mapinha no caderno, chegando ao chefe final, que também me rendeu uns 2 ou 3 game overs até eu aprender o padrão dele. Sucesso 8-)

Imagem

Então o jogo "tem duração de 1 hora"? Em teoria sim, mas até conseguir finalizar pela primeira vez eu vi a tela de game over umas 10 vezes pelo menos, até aprender todas fases, então na prática me levou umas 10 horas no mínimo, somando todas as tentativas. Esse era um aspecto legal dos jogos na época, hoje eu consigo dizer que "sei" jogar Shinobi Legions, eu tenho na memória o que precisa fazer em cada ponto complicado de cada fase. Nos jogos de hoje em dia, embora a duração real seja maior, o jogador é pouco exigido então ele simplesmente "passa" pelo jogo, nunca mais vê aquele mesmo ponto de novo porque tem vidas infinitas, tem save point, então o jogo acaba e você não criou tantas "memórias" da jornada.

Ah claro, e não dá pra deixar de comentar que sendo o primeiro da franquia em CD, com "bastante" espaço disponível, claro que ter cenas de história era esperado e eles resolveram usar um estilo tokusatsu de baixo orçamento, que deu um charme a mais ao jogo de tão tosco que é.

Mota Offspring
  •  59024 posts
  •  

Imagem

Terminei Silksong, 40 horas, e ainda tem um monte de bosta pra pegar, e eu não faço ideia como que pode ser o caso porque eu já explorei a porra toda, falta umas quests daquelas que você vai seguindo NPC, aí tem que achar eles, então alguma parte deve estar aí, mas fora isso eu explorei tudo

Manjaster
  •  1646 posts
  •  

Shinobi de Saturno eu nem sabia que existia. Agora tem os de PS2 também que eu não joguei.

overday
  •  23797 posts
  •  

Manjaster escreveu: Shinobi de Saturno eu nem sabia que existia. Agora tem os de PS2 também que eu não joguei.
    O Shinobi e o Nightshade de PS2 são 3D aí você já consegue imaginar que não tinha nada a ver com os clássicos. Até saiu um 2D pro 3DS mas ele tá mais pro de PS2 do que os antigos. O Legions acabou sendo o último da fórmula clássica que só em 2025 foi revivido mesmo.

Excel Rose
  •  28043 posts
  •  

Mota Offspring escreveu: Imagem

Terminei Silksong, 40 horas, e ainda tem um monte de bosta pra pegar, e eu não faço ideia como que pode ser o caso porque eu já explorei a porra toda, falta umas quests daquelas que você vai seguindo NPC, aí tem que achar eles, então alguma parte deve estar aí, mas fora isso eu explorei tudo
    Liberou o terceiro ato também?

Mota Offspring
  •  59024 posts
  •  

Excel Rose escreveu:
    Mota Offspring escreveu: Imagem

Liberou o terceiro ato também?
    chega nele fazendo o final alternativo? juntei tudo pra fazer mas eu ainda não fui lá fazer, não sabia que tinha todo um ato atrás disso :omg3:

Mota Offspring
  •  59024 posts
  •  

foi bom eu não ter ido porque aparentemente tem coisa que eu não fiz ainda que não dá pra fazer depois

overday
  •  23797 posts
  •  

Mais um jogo de Saturno, dessa vez Earthworm Jim 2. De certa forma é a versão "definitiva" do jogo já que principalmente na parte sonora é bem melhor que as versões 16 bits e supera a de Playstation por ter maior resolução.

Joguinho curto mas divertido, duração total de pouco mais de 1 hora.

Imagem

Mota Offspring
  •  59024 posts
  •  

reza a lenda que o Saturno era melhor pra gráficos 2D que o PSX

apesar de que eu achei a versão do SotN de Saturno claramente inferior graficamente, apesar de ter a Maria apelona no jogo

overday
  •  23797 posts
  •  

Mota Offspring escreveu: reza a lenda que o Saturno era melhor pra gráficos 2D que o PSX

apesar de que eu achei a versão do SotN de Saturno claramente inferior graficamente, apesar de ter a Maria apelona no jogo
    No caso do Castlevania a culpa é 100% da Konami e não do Saturno. Quem fez o port nem foi o mesmo estúdio, botaram um time B lá pra portar e os caras fizeram um trabalho bem porco. Não se deram nem ao trabalho de aumentar a resolução do jogo, já que o Saturno tem uma resolução maior que o PS1, então a imagem fica "errada", além de usarem uns efeitos de imagem toscos sem nem se importar em utilizar os recursos do console.
    • 1
    • 425
    • 426
    • 427
    • 428
    • 429
    • 431

MENSAGENS RECENTES

há um erro crasso de escalaçã[…]

Grupo City ta numa merda tão grande […]

In today's fast-paced world, finding time to unwin[…]

Um dia atrasado, mas vou deixar meus parabé[…]